Grupo é quando duas ou mais pessoas que se comunicam e trabalham juntas regularmente para atingir um ou mais objetivos comuns.
O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou um grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e a agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.
Como os grupos de trabalho produzem um efeito sinérgico necessário para a administração alcançar suas metas, é importante que os administradores compreendam os conceitos básicos do desenvolvimento do grupo.
Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, em que o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto.
No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e a sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado.
Segundo Suzy Fleury, grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns. Em geral, se reúnem por afinidades. No entanto, esse grupo não é uma equipe, pois equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.
Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme.
Já equipe pode ser o elenco do filme: todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.
Como formar equipes
Ter empatia com seus colegas, se colocar no lugar do outro, reconhecer seu compromisso com seus parceiros e com as expectativas depositadas pela empresa, buscando sempre resultados que contribuam para o sucesso da organização.
Uma equipe motivada se resume em colaboradores satisfeitos com os benefícios oferecidos pela empresa, qualidade de vida no trabalho atendendo às suas expectativas e, principalmente, um ambiente harmonioso.
As organizações estão valorizando mais a gestão de pessoas, reconhecendo a importância que as mesmas têm nos resultados e algumas delas investindo em treinamentos, palestras, que conscientizem que o relacionamento interpessoal faz a diferença em quaisquer atividades que a equipe execute.
É mais do que necessário que todas as pessoas saibam também o seu papel para a organização, pois assim é possível evitar conflitos que venham aparecer nos relacionamentos no dia a dia organizacional, pois na prática o trabalho em equipe se torna muito difícil, devido aos diversos tipos de personalidade, que se não souberem lidar com as diferenças, atrapalharão na busca por resultados.
Tipos de equipes
Chiavenato (2006) descreve diversos tipos de equipes, a saber:
Funcionais Cruzadas
São compostas por pessoas vindas de diversas áreas da empresa (marketing, finanças, produção etc.) e são formadas para alcançar um objetivo específico por um mix de competências.
De Projetos
São formadas especificamente para desenhar um novo produto ou serviço. Os participantes são designados na base de sua habilidade a fim de contribuir para o sucesso. Normalmente o grupo é desfeito após completa a tarefa.
Autodirigidas
São compostas por pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho. Os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho.
Força-Tarefa
Uma força-tarefa é designada para resolver imediatamente um problema. O grupo fica responsável por um plano de longo prazo para a resolução do problema, que pode incluir a implementação da solução proposta.
De Mehorias de Processos
É um grupo de pessoas experientes de diferentes departamentos ou funções encarregadas de melhorar a qualidade, reduzir custos e incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos ou funções envolvidas.

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