Vivemos hoje em um mundo on-demand (sob demanda) em que o consumidor diz o que quer, quando quer e como quer. A tendência é seguirmos para um ambiente de concorrência centrado no tempo. A velocidade quase supera em importância o preço.
Logística e Gestão Empresarial
Um negócio significa comprar bem, vender e ter condições de entregar. Se este ciclo não for completo, ou seja, se todas as atividades não estiverem sendo bem desenvolvidas, não é possível atender o cliente, mesmo sendo pela Internet.
Rastreamento e Localização
Com a Internet, é possível rastrear automaticamente todo o processo de entregas e detectar quaisquer problemas antes que o cliente se dê conta de que sua encomenda não chegou. Por exemplo: os sistemas de GPS em veículos e motocicletas (sistemas de geoposicionamento), permitem a localização de fretes que trazem segurança e qualidade de atendimento; a tecnologia RFID - etiquetas de identificação por radiofrequência - permite localizar uma encomenda em depósitos.
Produção em vários lugares
Não se pode produzir um milhão de produtos em um único lugar de uma só vez. É preciso produzi-los depressa, geralmente em partes distintas do planeta. Muitas empresas constroem extranets, uma extranet é aberta a fornecedores, clientes e outros parceiros de negócios selecionados, que acessam essa rede por meio da Internet, mas fechada ao público geral.
Logística Reversa
Em muitos países - os Estados Unidos, especialmente - a devolução da mercadoria é garantida no caso de não satisfação do cliente, seja como forma de marketing, ou para fidelização ou até por questões legais. Por qualquer forma, ao abrir uma loja virtual para vender produtos, é preciso estar atento para eventualidade da troca e devolução. Este evento denomina-se por 'logística reversa'.
EAD – Sebrae

Nenhum comentário:
Postar um comentário