Compartilhe o AprimUp

maio 05, 2012

O Fenômeno Google

 

O nome Google foi escolhido devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Internet. O Google além da sua pesquisa pela web, possui uma variedade de serviços e ferramentas, onde muitas delas são interligadas umas com as outras. O usuário precisa ter uma conta de e-mail cadastrada no Google para ter todos os serviços à disposição, sendo necessário posteriormente apenas ativar os serviços desejados.

Serviços e Produtos Google

O Google fornece dezenas de serviços online, em sua maioria gratuitos que incluem: serviço de e-mail, edição e compartilhamento de documentos e planilhas, rede social, comunicação instantânea, tradução, pesquisa especializada, incluindo notícias, imagens, vídeos e artigos acadêmicos. A maior parte da receita do Google provém do serviço Google Adsense, que é voltado para a publicidade online, por meio de links patrocinados.

A Hipersegmentação e a Encontrabilidade

Cerca de 98% de pessoas visitam o Google para pesquisar antes de comprar. (Fonte: Marketing Sherpa)

É importante ressaltar a relevância de ser encontrado pelos consumidores que estão a procura do produto com o qual se trabalha.

O triângulo dourado do Google

Em alguns estudos, percebeu-se que o comportamento ocular dos utilizadores do buscador Google, sugere a existência de um triângulo dourado que desperta elevado interesse ao usuário. A parte de maior enfoque, demonstra o local onde converge a maioria das buscas. Ou seja, no seu segmento de atividade, se você não está na primeira página do Google (e preferencialmente no topo), você não existe na Internet.
Existem técnicas específicas e sofisticadas para construir um bom posicionamento no Google. A primeira delas é o SEO - Search Engine Optimization, ou seja, a otimização da programação do site para melhor posicioná-lo nos mecanismos de pesquisa na Internet, como o Google. A segunda é o SEM – Search Engine Marketing, que promove técnicas de marketing para vender através do Google.

Google Maps


O Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra. É gratuito, fornecido e desenvolvido pela empresa americana Google.

Com uma conta Google, já é possível destacar suas próprias rotas, pontos e áreas, gerar comentários e compartilhar os respectivos links de acesso ao mapa criado. Essa funcionalidade é importante para a concretização da presença da sua empresa na Internet.

Juntamente com o lançamento da versão brasileira do Google Maps, a empresa introduziu o Local Business Center, ferramenta que permite com que qualquer empresa que faça o cadastro e seja então encontrada no Google Maps por qualquer usuário.
No cadastro, as empresas podem preencher seus dados gerais, horário de atendimento, formas de pagamento, logotipo e fotos, sendo necessária confirmação do cadastro através de uma ligação telefônica, SMS ou carta.

EAD – Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário